Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Novembro Azul - Cuidar da Saúde também é coisa de Homem

01/11/2017

Conscientização sobre o câncer de próstataé assunto da Liga de Combate ao Câncer

No mês de novembro, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves traz um assunto que é relevante para a comunidade o ano inteiro: a prevenção contra o câncer de próstata. Sob o tema “Cuidar da Saúde também é coisa de Homem”, a campanha da organização visa alertar os homens sobre a importância dos hábitos de vida saudáveis e da realização de exames regulares.

O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens. Conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de um em cada 36 homens podem morrer por causa da doença. Além disso, a cada dez casos de homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos. Por isso, a prevenção continua sendo tão importante antes mesmo desta idade.

Recomenda-se que todos os homens, a partir dos 45 anos, consultem um urologista e realizem os exames PSA e toque retal. O primeiro, por meio de análise sanguínea, mede o nível de proteína produzida na próstata e pode mostrar a possibilidade da incidência do câncer. Já o segundo, realizado através da palpação, permite perceber a existência de anormalidades na forma e textura da próstata. Ambos são essenciais para o diagnóstico.

A campanha do Novembro Azul, faz um alerta, um chamado para que o homem cuide da sua saúde. Esse cuidado deve permanecer em todos os meses do ano, e com a campanha intensificamos esse olhar que em muitas vezes é deixado de lado, diz a presidente da Liga Maria Lúcia Severa.

Outra dica importante que a Liga de Combate ao Câncer dá são os cuidados com a saúde por meio da prática de atividades físicas, e alimentação saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo e buscando a manutenção do peso corporal.

A campanha “Cuidar da Saúde também é coisa de Homem” acontecerá até o fim do mês e você pode saber mais entrando em contato pelo telefone 3451-4233 ou pelo site e pela nossa página em www.facebook.com/ligaccbg.