Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Novembro Azul é o mês para intensificar os cuidados com o câncer de próstata

01/11/2021

Novembro Azul - urologista Nury Jafar Abboud Filho

A cor azul simboliza a tranquilidade, a segurança e a compreensão. No mês de novembro, ela ganha outro significado: o amor próprio e os cuidados com a própria saúde. É nesse período que se intensifica a conscientização sobre o câncer de próstata, atualmente o segundo mais comum entre homens no Brasil. Confira destaques do urologista Nury Jafar Abboud Filho sobre prevenção, detecção precoce e tratamentos para a doença.

A próstata é uma glândula presente apenas no sexo masculino. Localizada abaixo da barriga e à frente do reto, ela envolve a porção inicial da uretra e é responsável por produzir o sêmen. O câncer de próstata é considerado uma doença de terceira idade: cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Porém, independentemente da idade, o histórico familiar precisa ser observado: havendo casos próximos, o rastreio e os cuidados precisam começar ainda antes.

De acordo com o urologista Nury Jafar Abboud Filho, o câncer de próstata é uma doença indolente - sem dor - e vagarosa, podendo evoluir durante uma década inteira. Exatamente por isso, a recomendação é consultar médicos regularmente e, a partir dos 40 ou 45 anos, realizar o exame de toque retal. É através deste procedimento, concluído em dez segundos e de forma indolor, que o tumor pode ser detectado. Entre os sintomas que devem ser observados estão a dificuldade em urinar, diminuição no jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. "Quando o câncer é descoberto já em estágio avançado, pode já ter havido metástase, reduzindo a possibilidade de cura. Quando há detecção precoce, 90% dos pacientes são curados e permanecem com qualidade de vida", alerta o médico.

Outra boa notícia, destaca Abboud, é que a medicina tem avançado no combate ao câncer de próstata. Em caso da necessidade de intervenções cirúrgicas, se evoluiu de operações convencionais para opções por vídeo e, mais recentemente, por meio de robôs, utilizando técnicas menos invasivas e garantindo a preservação da anatomia do paciente. "Hoje também a radioterapia concentra a radiação especificamente no órgão, diminuindo as sequelas. Nas medicações também houve modernização, através da hormonioterapia. São tratamentos que garantem qualidade de vida, até mesmo os paliativos", acrescenta.

Com o tempo, e campanhas como o Novembro Azul, a consciência do homem sobre a necessidade de cuidar da própria saúde tem aumentado. A procura por especialistas tem sido maior e a desmistificação do exame do toque, método utilizado para detecção do câncer, têm se intensificado, resultando em cada vez mais vidas salvas. "O melhor recado que se pode deixar é este: cuidar e gostar de si. Consulte o médico regularmente. São atitudes como essas que salvam vidas", enfatiza.

Essa é a tônica de campanhas temáticas – e permanentes – que a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves mantém em seu escopo: entre elas 'Estilos de vida saudáveis' e 'Eu cuido do que é meu'. "Uma parte do trabalho da entidade é dar assistência a pacientes diagnosticados com câncer e seus familiares, com suporte diverso e completo durante o tratamento. Outra, igualmente importante, é conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do organismo antes que ele adoeça. Combinados, esses esforços salvam vidas", explica a presidente Maria Lúcia Gava Severa.

Entre as ações do Novembro Azul promovidas pela Liga estão a realização de palestras em empresas e disseminação de conteúdo informativo, em formato digital, para a comunidade, com orientações sobre o tema. Para saber mais sobre o trabalho da Liga de Combate ao Câncer é possível acessar o  site www.ligaccbg.com.br ou visitar a sede unificada da entidade, na Rua Ramiro Barcelos, número 580, no centro da cidade, ao lado do Hospital Tacchini. O telefone é (54) 3451-4233.