Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Dia Internacional do Voluntariado: Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves salva vidas com a força da solidariedade

03/12/2021

Liderada pela presidente Maria Lúcia Severa desde 2009, entidade é referência no amparo a pacientes e familiares acometidos pelo câncer e se torna inspiração na passagem do Dia Internacional do Voluntariado.

Nem mesmo o significado transcrito em dicionários é capaz de expressar o verdadeiro sentido da palavra 'voluntário' – uma ocupação que coloca seus adeptos na mais pura condição da essência humana. Esse espírito de doação individual, quando somado, forma uma corrente coletiva de solidariedade, que ganha um formato de união, bem representado por organizações não governamentais e sem fins lucrativos – a exemplo da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves.

A entidade que atua no município desde 1977 teve sua criação possível graças ao voluntariado. Quase 45 anos depois, celebra a consolidação de um projeto cuja missão é ajudar pessoas necessitadas, auxiliando a comunidade no combate e na prevenção do câncer. A valorização do trabalho benemérito realizado pela Liga se reforça ano após ano, especialmente próximo à data que marca o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro).

Personificação desse conceito, a presidente da entidade, Maria Lúcia Severa, conduz as atividades da instituição desde 2009 – além de contar com um rico histórico de mais de 26 anos como voluntária. "Mesmo liderando as ações, posso afirmar que a Liga é movida por várias mãos. Somos formados por pessoas comprometidas e que assumem postos carregados de responsabilidade – afinal, trabalhamos com a vida", considera.

Com ela a frente, diversas benfeitorias foram colecionadas ao longo desses 12 anos. A entidade presta auxílio à pacientes acometidos pelo câncer, disponibilizando medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento e apoio psicológico (extensivo aos familiares), nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas. Em sua sede, a Liga conta com serviço de enfermagem (viabilizado por enfermeira e voluntárias da entidade), assistência jurídica, banco de perucas (formado com doações de voluntários) e oferta de hospedagem para quem está em tratamento oncológico na cidade.

"Batalhamos muito para chegarmos nesse nível de atuação. Sempre me inspirei nas pessoas que buscam a Liga para procurar ajuda e pelos que enxergam na entidade a oportunidade de colocar em prática o espírito solidário que habita em cada um de nós", sintetiza Maria Lúcia.

Suporte que é referência

São raras as entidades que atingem um patamar tão considerável no apoio a pessoas necessitadas. A Liga procura manter uma agenda ativa de visitas hospitalares e domiciliares, ajudar com passagens, gasolina e acessórios (bengalas, muletas, andadores, cadeiras de banho e de rodas e colchões) e auxiliar na compra de suplementos alimentares e cestas básicas. Outra frente importante é o zelo pelo contexto familiar. Doação de roupas, brinquedos, fraldas e soutiens especiais, oferta de artesanato e terapia ocupacional na sede da entidade e todo o auxílio psicológico e estrutural necessário para a família envolvida são atividades vistas com muito carinho pelo grupo de voluntários – e que possuem reflexo no reconhecimento pelo trabalho realizado. "Temos muito orgulho de sermos referência quando o assunto é voluntariado. Em uma data tão especial, que enaltece e reconhece o trabalho realizado pelos milhões de voluntários mundo a fora, gratidão é a palavra que nos define. O amor ao próximo é algo nobre e que precisa ser cultivado cada dia mais no coração das pessoas", destaca Maria Lúcia.

Campanhas de conscientização

São diversas iniciativas encapadas para conscientização da comunidade acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer. Dentre elas, é possível elencar o jantar Eles na Cozinha e as campanhas Espalhe Vida, Dia do Basta, Eu Cuido do que é Meu, Compartilhe Vida, 7 Sinais, Outubro Rosa (Câncer de Mama), Novembro Azul (Câncer de Próstata) Dezembro Laranja (Câncer de Pele) e ações para angariar fundos, como o bazar.

Infraestrutura em ampliação

Além de todo o suporte já possível em sua sede, a Liga passa por um processo de ampliação, com a construção de um novo bloco, anexo à casa. A estrutura promete agregar ainda funcionalidade aos atendimentos. O prédio com cinco pavimentos terá aquecimento solar e contará com espaços para acomodar cozinha, salas de atendimento e convivência, auditório, terraço e um subsolo com garagem. Com a nova obra, e a consequente melhora no cenário da pandemia, a meta é retomar os grupos de apoio, oferecendo espaço necessário para os encontros. A sede unificada da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, e atende pelo fone (54) 3451.4233. Sua localização é estratégica, no centro da cidade, ao lado do Hospital Tacchini – instituição de referência no tratamento oncológico na região.