Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer promove simpósio sobre o Tabagismo em agosto

04/08/2017

Ação ocorre no dia 25, reunindo especialistas de renome para apresentar novidades sobre o tema

Bento Gonçalves se prepara para sediar um importante encontro para debater os malefícios do tabagismo – que pode resultar em ações concretas para incentivar as pessoas a abandonarem o vício e ganharem qualidade de vida. No dia 25, a cidade será palco para o Simpósio de Controle e Combate ao Tabagismo e outros Fatores de Risco para o Câncer.

Promovido pela Liga de Combate ao Câncer, o encontro traz nomes que são referência no assunto, como o Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; o Dr. José Miguel Chatkin, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; a Dra. Andréa Reis Cardoso e a Dra. Valéria Cunha, ambas do Instituto Nacional do Câncer, e a Dra. Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha, representante da OPAS – OMS. A programação das atividades (veja abaixo), que inicia às 8h na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves é direcionada a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e recursos humanos.

O objetivo é fortalecer ações de combate ao tabagismo, engajando os profissionais que atuam nesses segmentos a trabalharem pela não iniciação ao vício ou cessação desse hábito nocivo, desencorajando-o por meio do acesso à informação e conhecimento. “Estamos unidos nessa missão para combater o tabagismo, que é um fator de risco para diversos tipos de câncer, com impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Queremos incentivá-las a adotar um estilo de vida mais saudável”, explica a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Gava Severa.

Além de debates com troca de informações entre os convidados, o encontro terá espaço para apresentação institucional da atuação da Liga de Combate ao Câncer, que completa 40 anos de atividades em 2017, bem como, depoimentos de pacientes que estão em tratamento para abandonar o vício ou já conseguiram superá-lo.

O encontro é gratuito para profissionais que atuam em escolas, trabalham com saúde ou estão ligados ao segmento de RH nas empresas, além da imprensa e estudantes destas áreas. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail enfermagem@ligaccbg.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3451.4233.

Simpósio de Controle e Combate ao Tabagismo e outros Fatores de Risco para o Câncer

8h: Credenciamento

8h40: Sra. Maria Lúcia Gava Severa (Presidente da Liga de Combate ao Câncer): Abertura

9h: Depoimentos de Pacientes do Grupo de Apoio à Cessação do Tabagismo da Liga

9h20: Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva: Impactos do Tabagismo no Ambiente de Trabalho

9h40: Dra. Andréa Reis Cardoso (INCA): Abordagem para Crianças e Adolescentes para Evitar a Iniciação ao Tabagismo

10h: Dr. José Miguel Chatkin: Tabagismo no século XXI está sendo diferente? O que há de novo?

10h20: Dra. Valéria Cunha (INCA): Visão do INCA no Brasil e no Mundo sobre o Fortalecimento das Ações de Combate ao Tabagismo

10h40: Dra. Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha (OPAS – OMS): Fortalecimento de Ações de Combate ao Tabagismo

11h: Espaço para Questionamentos

11h30: Encerramento

Serviço

O que: Simpósio de Controle e Combate ao Tabagismo e outros Fatores de Risco para o Câncer
Quando: 25 de agosto, sexta-feira, às 8h
Onde: Auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – Alameda Fenavinho, 481 – Bento Gonçalves.