Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves recebe Comenda do Corpo de Bombeiros Militar

07/12/2021

Honraria foi entregue à presidente, Maria Lúcia Severa, em reconhecimento ao trabalho referencial idealizado pela entidade em quase 45 anos de atuação no município.

Em suas mais de quatro décadas de atuação, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves coleciona outorgas que enaltecem seu trabalho benemérito. A mais recente condecoração recebida pela entidade foi concedida pelo alto comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Representada por sua presidente, Maria Lúcia Severa, a instituição recebeu a Comenda do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

A Liga teve seu esforço e dedicação reconhecidos por prestar auxílio à pacientes acometidos pelo câncer, oferecendo suporte estrutural e emocional e atuando fortemente na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A distinção, considerada a mais alta honraria concedida pelo comando do CBMRS, é conferida a personalidades justamente em reconhecimento a relevantes e inestimáveis serviços prestados à instituição.

Maria Lúcia, desde 2009 na presidência da entidade, conta com um rico histórico de mais de 26 anos como voluntária – o que a habilitou a receber a Comenda. "O reconhecimento pelo trabalho que realizamos na Liga nos é apresentado diariamente, por meio dos pequenos gestos de gratidão que vivenciamos atuando junto aos pacientes acometidos pelo câncer e seus familiares. Essa outorga que recebemos honrosamente do Corpo de Bombeiros se torna a representação desse trabalho diário, uma forma de mostrar que estamos no caminho certo e que a missão benemérita da Liga é digna de reverência pela nobreza da causa", destaca a presidente.

A cerimônia de entrega ocorreu em novembro, em Bento Gonçalves, durante solenidade de formatura do Curso Básico de Bombeiro, com a presença do comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, e do comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro. Maria Lúcia recebeu a outorga do comandante da 3ª Companhia Especial de Bombeiros de Bento Gonçalves, major Márcio Müller Batista.

Conheça mais sobre o trabalho da Liga

Fundada em 1977, a Liga coleciona diversas benfeitorias ao longo desse período. A entidade presta auxílio à pacientes acometidos pelo câncer, disponibilizando medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento e apoio psicológico, nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas. Em sua sede, a Liga conta com serviço de enfermagem, assistência jurídica, banco de perucas e oferta de hospedagem para quem está em tratamento oncológico na cidade. Também ajuda os pacientes com passagens, gasolina e acessórios e auxilia na compra de suplementos alimentares e cestas básicas. Doação de roupas, brinquedos, fraldas e soutiens especiais, oferta de artesanato e terapia ocupacional na sede da entidade se somam à atuação incisiva em campanhas temáticas de conscientização.

A sede da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, e atende pelo fone (54) 3451.4233.