Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Blitz da Liga de Combate ao Câncer conscientiza sobre cuidados com a saúde

09/10/2017

Ação de sensibilização tomou as ruas de Bento Gonçalves com o apoio do 6º BCOM

Conscientizar a comunidade acerca da importância dos cuidados com a saúde – em especial, da adoção de um estilo de vida saudável e do diagnóstico precoce como fatores importantes na luta contra várias doenças – foi o desafio das voluntárias da Liga de Combate ao Câncer na manhã de sábado, 07 de outubro. Com o apoio dos militares do 6º BCOM, uma blitz de sensibilização tomou as ruas da cidade.

Integrando a programação do ‘Outubro Rosa’, mês mundialmente dedicando à transmissão de informações sobre o câncer de mama, a ação teve distribuição de panfletos informativos em oito pontos de grande fluxo de pessoas, espalhados pela cidade. Tendo como tema ‘Se cuidar é uma luta de todas’, a campanha quer, também, ajudar a diminuir o preconceito com relação ao assunto. “O câncer ainda é envolvido em muitos mitos e tabus. Por isso acreditamos na força do conhecimento – é preciso que as pessoas saibam da importância do diagnóstico precoce e de como cuidados simples podem salvar vidas. Nossa missão é repassar essa informação às pessoas e conscientizá-las sobre a necessidade de adotarem, também, estilos de vida mais saudáveis”, disse a presidente da entidade, Maria Lúcia Gava Severa.

Ainda no decorrer do mês, uma série de atividades estão previstas para atingir a comunidade: entrevistas com a imprensa, palestras em empresas, indústrias, lojas do comércio, academias, universidades e escolas, propagação da informação através da Distribuidora de Gás Cainelli, ações em salões de beleza, escolas, supermercados, shopping, consultórios médicos, odontológicos, hospital, postos de gasolina, laboratórios, entre outros. Também haverá oficina de lenços e participação na Indiada Buena. Concluindo o leque de ações, a Liga intensifica a venda de camisetas alusivas a Campanha Outubro Rosa, bem como de guarda-chuvas (com renda revertida para o custeio das atividades assistenciais promovidas pela entidade).

Especialistas reforçam importância da causa

A agenda da Liga de Combate ao Câncer para o Outubro Rosa prevê, também, dois encontros técnicos. O primeiro deles será no dia 10 de outubro, reunindo os especialistas em mastologia Ricardo Boff e Lourenço De Carli, com mediação de Cídia Mazzocatto, abordando o tema: Mitos e verdades sobre o câncer de mama. Outra ação ocorre no dia 30 de outubro, quando o especialista José Luiz Pedrini, vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, traz o tema: Celebrando a vida: Onde queremos chegar e como fazemos para chegar lá? Ambas atividades ocorrem no auditório do CIC-BG, a partir das 18h, com inscrições gratuitas – mas as vagas são limitadas. Informações sobre a participação podem ser obtidas pelo fone (54) 3451-4233.