Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer conscientiza comunidade sobre prevenção de DST

12/02/2017

Nem mesmo a chuva fina que caia na manhã do último dia 11, em Bento Gonçalves, foi capaz de deter a Liga de Combate ao Câncer e seus parceiros diante do desafio de conscientizar a comunidade sobre a importância de prevenir a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. Com o apoio da equipe do 6º Batalhão de Comunicação de Bento Gonçalves e dos atletas do time de rugby Snakes, os voluntários da entidade realizaram ações de sensibilização junto ao público em oito pontos específicos da cidade. Nesses locais, houve abordagem às pessoas, com repasse de orientações, e entrega de material informativo, ressaltando a necessidade de adotar hábitos saudáveis, especialmente no período carnavalesco.

A ação ocorreu durante toda a manhã na Via Del Vino; na esquina das ruas 13 de maio com Salgado Filho e com a Saldanha Marinho; da rua Antonio Guindani com a General Gomes Carneiro; da Ramiro Barcelos com a Júlio de Castilhos; da Saldanha Marinho com a Marechal Deodoro; da Saldanha Marinho com a Marechal Floriano e da Avenida São Roque com a Celeste Agostin.Antecipada – o Carnaval ocorre somente no dia 28 de fevereiro –, a abordagem quer reforçar a conscientização no combate às DSTs.

“Estamos trabalhando para transmitir a mensagem de que, mesmo em meio a um momento de alegria e descontração como é o Carnaval, a saúde deve estar em primeiro lugar. A festa será ainda melhor se for aproveitada de forma responsável, sem consequências prejudiciais e até mesmo irreversíveis para a saúde”, destaca a presidente da Liga, Maria Lúcia Gava Severa.

Um dos focos ação foi o alerta contra o HPV (papilomavírus humano), que pode evoluir para um câncer. De acordo com o Inca, pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e de estarem associados a lesões precursoras. Ainda conforme a instituição, entre os HPVs de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero, por exemplo. O alerta envolve, ainda, o perigo de que o HPV cause câncer de vagina, vulva, ânus, pênis, boca e orofaringe.

Os interessados em informações complementares podem contatar a Liga de Combate ao Câncer pelo fone (54) 3451-4233, em Bento Gonçalves.