Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer é destaque na Rádio Difusora

12/04/2017

Dedicação, carinho e trabalho são palavras que podem descrever um pouco do que a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves tem feito neste 40 anos de história. A entidade, composta apenas de voluntários, luta incansavelmente para ajudar as pessoas, auxiliando a comunidade no combate e na prevenção do câncer. Assim, tendo em vista a importância que a Liga tem para o município, o Rádio Jornal Entrevista conversou com a presidente Maria Lúcia Gava Severa, sobre as ações desenvolvidas. O programa vai ao ar pela Rádio Difusora, que pode ser sintonizada pelo 890 AM ou acessada pelo difusora890.com.br.

Na oportunidade, o apresentador Felipe Machado, abordou diversos pontos que envolvem a entidade nesta longa e inspiradora jornada de quatro décadas, que serão completadas no dia 13 de maio. Maria Lúcia relembra as mulheres que iniciaram o trabalho, em 1977. “Aquele comprometimento com a comunidade, pioneiro, está sempre presente. Nos encaminha, inspira e impulsiona”, afirma. As conquistas estruturais, como a sede própria e a Casa de Apoio, também foram destacadas.

No último ano foram cerca de 11 mil atendimentos realizados na sede da organização, que faz também diversas campanhas para prevenir ou diagnosticar precocemente a doença. “Quanto mais informação, mais conhecimento, seguramente estaremos com um controle maior do câncer, não só em Bento Gonçalves, mas também em toda a região”, frisa a presidente.

Ações como o Outubro Rosa e Novembro Azul, que reforçam os cuidados com a saúde da mulher e do homem, e os grupos de apoio como o do combate ao tabagismo fazem parte das atividades regulares e estiveram em pauta na entrevista. A Comenda Eles na Cozinha, que ocorre no dia 26 de agosto e chega neste ano à 19ª edição, é um tradicional jantar beneficente que busca arrecadar de recursos para a manutenção dos projetos desenvolvidos pela Liga e tem sido um sucesso devido à solidariedade da comunidade bentogonçalvense.

Confira a entrevista completa clicando aqui.