Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer inicia treinamento para reinserção no mercado de trabalho

16/05/2017

Entidade apresenta proposta ousada que auxilia as pessoas - pacientes recuperados, familiares e comunidade em geral - no desafio de buscar colocação profissional

O desafio de encontrar colocação profissional em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo deve ficar menos árduo para os participantes do ciclo de treinamentos oferecido pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. O programa iniciou no dia 09 de maio, abrindo um total de sete encontros que ocorrerão uma vez por mês, até novembro. No primeiro deles, os candidatos conheceram o cronograma de atividades que serão desenvolvidas, mostrando as melhores formas de conquistar uma oportunidade de emprego – ou empreender de forma autônoma.

A primeira recomendação compartilhada foi a importância de fazer um bom planejamento. “No momento em que a pessoa se candidatar para uma vaga, é preciso avaliar os prós e contras daquela opção, considerando como vai fazer para se deslocar até o local do trabalho diariamente, se conseguirá cumprir os horários. É mais prudente fazer essa análise antes do que aceitar qualquer proposta e, depois de pouco tempo, ter que sair do emprego e começar tudo novamente”, alerta Jéssica Michele de Souza, voluntária da Liga que conduziu a primeira atividade da capacitação. Cada reunião subsequente terá a presença de profissionais especializados, transmitindo orientações em diversas áreas, desde a elaboração e entrega do currículo até dicas para quem deseja abrir o próprio negócio.

Esse treinamento renova a esperança de pessoas como Tainã Albuquerque, de 24 anos, há dois sem emprego fixo. Com a preparação, espera encontrar novos rumos para a vida profissional. “Trabalho com pintura e fiz vários serviços temporários, mas isso gera muita instabilidade, ainda mais com o movimento fraco. Por isso estou em busca de novas oportunidade”, comenta ele, que é casado e tem dois filhos, um de cinco anos e outro de nove meses.

Para as amigas Elize Piovesan e Sara Mota, ambas com 17 anos, o programa oferecido pela Liga é a chance de agilizar a conquista do primeiro emprego. Elise cursa Engenharia da Computação e tem tido dificuldade de encontrar ocupação na área. “Já procurei oportunidades, entreguei currículo, mas até agora não consegui nada. Espero que o treinamento auxilie nesse processo”, conta. Já Sara está em busca de uma vaga para poder custear os estudos. “Quero poder pagar a faculdade de Bioquímica ou um curso técnico em Segurança do Trabalho”, explica.

Também quem deseja empreender procurou o treinamento para receber orientações importantes e ter êxito nos objetivos - como é o caso de Luiz Antoninho Vieceli, 51 anos. Ele pretende aproveitar as informações e dicas para abrir uma microempresa. “Por questões de saúde não tenho como trabalhar em empresa. Eu e minha esposa queremos iniciar um negócio para vender biscoitos e cucas. Esta capacitação vai ajudar bastante, já é um grande passo”, avalia.

A Liga de Combate ao Câncer espera repetir o sucesso da edição anterior do programa, realizada no ano passado, quando cerca de dez pessoas foram recolocadas no mercado de trabalho.