Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves compartilha informações sobre prevenção do câncer de pele dentro do Dezembro Laranja

17/12/2021


Entidade convidou a dermatologista Andréa Severa para repassar dicas e conteúdos sobre os tipos mais comuns da doença e as formas de detecção precoce

Frente às estatísticas, a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer se torna cada vez mais fundamental. Tanto é que, mensalmente, campanhas temáticas abordam um tipo da doença como forma de reforçar informações essenciais para a população se posicionar adequadamente a respeito dos cuidados preventivos. Em dezembro, a cor que toma conta é o laranja e o alerta em foco é o combate ao câncer de pele.
O mês foi escolhido por marcar o início do verão no Brasil – estação que costuma favorecer uma exposição solar maior. Para ajudar nessa missão conscientizadora, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves compartilha conteúdos e materiais sobre a doença, especialmente em seus canais digitais. O convite para construção de saberes foi feito à médica dermatologista Andréa Severa, que contribui com a entidade.
“O verão está chegado e a campanha Dezembro Laranja vem para lembrar que precisamos nos proteger do sol. Temos que evitar exposição solar no horário de pico: das 10h às 16h. Também indico usar filtro solar antes de ir para o mar ou para a piscina, por exemplo, aplicando cerca de 30 minutos antes da atividade. Importante reaplicar o produto ao molhar a pele – usando sempre filtro solar de fator 30 ou mais”, orienta a especialista.
Uma opção interessante elencada por ela, especialmente para quem tem criança, são as roupas com filtro solar, se tornando alternativas práticas e que dispensam o uso de filtro por baixo das vestes. “Existe também a opção de utilizar fotoprotetores orais, que podem ser associados ao uso do fotoprotetor tópico. Eles ajudam a manter uma pele bonita no verão, contendo vitamina C e E, licopeno, luteína, betacaroteno e probióticos. É importante aproveitar a estação com saúde e bom-senso”, considera.

Entendendo os tipos de câncer e as formas de detecção precoce
Existem vários tipos de câncer de pele. Dentre eles, o melanoma é o mais agressivo e preocupante. Por isso, a detecção precoce é essencial. “Temos que atentar aos sinais da pele, pois 60% dos casos são percebidos pelos pacientes que prestam atenção aos sintomas”, pontua a dermatologista.
Para tal, há uma regra que pode ajudar na detecção de um possível câncer de pele: é a regra A-B-C-D-E. Nela, a letra A representa a assimetria (caso uma pinta for irregular, com um lado muito diferente do outro); a letra B é de borda, que geralmente aparece recortada; já a C é de cor, quando as pintas aparecem com tonalidades diferentes; a letra D é de diâmetro, para quando uma mancha possui mais de meio centímetro de diâmetro; e, por fim, a letra E é de evolução (se a pinta cresce, arde, coça ou sangra com o passar do tempo). “Também é importante olhar o padrão das nossas pintas, se tem alguma que destoa da maioria”, alerta.

Estatísticas chancelam prevenção
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Devido a isso, a detecção precoce é de extrema importância. “Quando é possível remover um nevo displásico ou atípico ou um melanoma superficial a chance de cura beira 100%. Se for um melanoma um pouco mais espesso na pele, a taxa de mortalidade pode aumentar – daí a importância dos cuidados básicos”, indica Andréa.

Acompanhe a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves pelas redes sociais (facebook.com/ligaccbg e @ligaccbento no Instagram) para conferir os conteúdos informativos disponibilizados ao longo do Dezembro Laranja. Também entre em contato pelo telefone (54) 3451-4233 caso necessite de alguma orientação