Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Caminhada dos Homens ocorre no próximo dia 23 em Bento Gonçalves

21/11/2016

Ação organizada pela Liga de Combate ao Câncer integra a campanha “Novembro Azul”, que incentiva os cuidados com a saúde masculina.

O recado é claro: “Cuidar da saúde também é coisa de homem”. Com esse tema, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves realiza, na próxima quarta-feira, dia 23, a terceira edição da Caminhada dos Homens. A ação simbólica integra o “Novembro Azul”, mês de atividades voltadas à conscientização do público masculino, especialmente para a prática de hábitos saudáveis e para a importância da detecção precoce do câncer de próstata.

A principal mensagem que a atividade busca transmitir é a de que é preciso deixar de lado a resistência – seja por medo ou preconceito – e, com isso, melhorar as condições que permitam um ganho em qualidade de vida. “Devemos falar do assunto não somente para os homens que já estão em uma idade mais avançada, e sim, incentivar o cuidado em todas as fases da vida”, destaca a presidente da Liga, Maria Lúcia Gava Severa.

Segundo o Inca, somente neste ano, o Brasil deverá registrar 61.200 novos casos da doença, que é o tipo mais incidente entre homens de todas as regiões do país. O índice de ocorrências registradas no Sul, entretanto, é alarmante: são, em média, 95 a cada 100 mil habitantes, número que baixa para 61,82/100 mil quando analisada a proporção nacional. A maioria é diagnosticada em homens acima dos 65 anos, sendo que somente menos de 1% é diagnosticado em homens abaixo dos 50 anos.

A Caminhada percorrerá a Via Del Vino e contará com a presença de lideranças da comunidade. Os participantes vestirão camisetas azuis temáticas da campanha. A concentração inicia às 12h10, em frente ao Shopping Bento.