Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Alerta sobre o câncer de pele

21/12/2017

Com a chegada do verão, os cuidados devem ser redobrados.

Praia, piscinas e rios são os destinos favoritos quando assunto é férias e calor, mas também locais propícios a alta exposição ao sol. Nestes momentos, cuidar da saúde é extremamente importante. Além de manterem-se hidratadas, o que não deve sair do dia a dia de todas as pessoas são os cuidados com a pele.

Escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o mês de dezembro, alerta sobre os cuidados e riscos com o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de pele é o mais comum entre todos os tipos de cânceres. Estima-se que cerca de 175.760 novos casos surjam a cada ano no Brasil, entre homens e mulheres.

Esses casos estão relacionados principalmente a alguns fatores de risco, que podem favorecer o surgimento da doença, tais como: pessoas de pele e olhos claros, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam; pessoas que trabalham sem proteção adequada e exposições prolongadas ao sol durante infância e adolescência.

O desenvolvimento do câncer, nesses casos, geralmente, ocorre da multiplicação anormal de células da pele, as quais crescem e substituem tecidos, formando tumores malignos. A Liga de Combate ao Câncer de Bento alerta para alguns dos principais sinais que podem relacionar-se ao surgimento da doença: manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; feridas que não cicatrizam em quatro semanas ou de crescimento progressivo e mudanças na textura da pele ou dor.

No que tange à prevenção, recomenda o aplique de filtro solar 20 minutos antes da exposição ao sol, com fator igual ou superior a 30, e reaplicação a cada duas horas. Outros cuidados importantes são o uso de chapéus, manga longa, calças compridas e óculos escuros e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h. Procurar lugares à sombra também entra nessa lista. No mais, é só aproveitar.

Para os meses de dezembro e janeiro, um dos principais focos na abordagem sobre os cuidados com a pele, são ações junto a trabalhadores da construção civil e agricultura, além da comunidade local e cidades vizinhas.

Para saber mais informações, você pode entrar em contato com a Liga de Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3451-4233, ou pela página www.facebook.com/ligaccbg