Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves inova com doação de suplementação alimentar para pacientes em tratamento oncológico

23/09/2021

Parceria beneficia pessoas atendidas pelo Hospital Tacchini e visa oferecer suplementos de forma gratuita para minimizar impactos do enfrentamento à doença.

Quem luta contra o câncer poderá contar com mais um importante auxílio em busca do reestabelecimento da saúde. Em uma iniciativa inédita, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves passa a oferecer um novo serviço gratuito aos pacientes: o oferecimento de suplementos alimentares às pessoas em tratamento oncológico, que passam por quimioterapia ou precisam enfrentar cirurgias. O novo serviço está sendo prestado em parceria com o Hospital Tacchini.

Os suplementos alimentares são um aliado importante para reforçar o organismo, preparando o corpo do paciente para enfrentar os efeitos colaterais do tratamento oncológico ou enfrentar uma cirurgia. Ingeri-los, conforme a orientação de nutricionistas especializados, é uma boa estratégia para ajudar a vencer a batalha contra o câncer. Porém, como esses suplementos têm um custo elevado, nem todos conseguem acessá-los devidamente. O novo serviço da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves vem para auxiliar e facilitar o consumo desses produtos por quem precisa.

"A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves dá mais um passo em direção a um suporte ainda maior aos pacientes acometidos pela doença. Entendemos que essa iniciativa inédita traz mais um benefício que fica à disposição dessas pessoas graças ao trabalho viabilizado pela entidade. É algo que fazemos com muito amor e presteza em benefício da comunidade", destaca a presidente, Maria Lúcia Severa.

Para acessar o auxílio, o paciente em tratamento no Hospital Tacchini passa por um cadastro para estar apto a receber a suplementação necessária. São ofertados suplementos como o Impact, destinado para a nutrição de pessoas com necessidades especiais, a Maltodextrina, uma vitamina revigorante, comprada em latas, para que os nutricionistas fracionem o consumo no hospital, e o Nutren, indicado para ingestão durante a quimioterapia. Todos eles minimizam os efeitos do tratamento oncológico, dando força ao paciente, que acaba se alimentando pouco durante o processo.

Mais benefícios aos pacientes

A iniciativa da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves chega em um momento em que o Hospital Tacchini capta parceiros para ajudar nas atividades da ala oncológica. Referência para mais de 20 municípios da região em quimioterapias e radioterapias, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) enxerga na parceria uma nova possibilidade de agregar qualidade de vida aos pacientes.

"Atendemos pessoas que vem de fora e permanecem bastante tempo dentro do serviço, necessitando de suplementação. Muitas vezes, eles não têm condições de adquirir esses suplementos, por isso a importância desse serviço prestado pela Liga. Isso vai nos ajudar muito, especialmente com os pacientes que passam pelo processo de quimioterapia durante o dia", pontua Gislaine Grapiglia, coordenadora de enfermagem do Instituto do Câncer do Hospital Tacchini.

Para a instituição, esse formato de apoio colaborativo beneficia única e exclusivamente as pessoas. "A Liga faz um trabalho excepcional pelas pessoas, de forma voluntária. Isso se torna um benefício para quem depende do SUS. Esse subsídio é algo que o hospital não conseguiria abarcar sozinho. Ganham as pessoas", enfatiza o Superintendente Executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.

Saiba mais

Para obter mais informações sobre doações ou busca de auxílio é possível contatar a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves pelas redes sociais, telefone (54) 3451-4233 ou no site www.ligaccbg.com.br. A sede unificada da entidade fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, no centro da cidade, ao lado do Hospital Tacchini.

--
Na foto: Médico Fernando Obst e enfermeira Gislaine Grapiglia, da oncologia do Hospital Tacchini; voluntárias da Liga de Combate ao Câncer, Ladi Donadel, Maria Lúcia Gava Severa (presidente) e Daly Bortolini; e Superintendente Executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.

Crédito Exata Comunicação, Bárbara Salvatti