Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Dia 27 de julho é de Conscientização e Combate ao Câncer de cabeça e pescoço

27/07/2021

Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves orienta ao diagnóstico precoce e adoção de estilo de vida saudável.

A data funciona como um importante lembrete no calendário: 27 de julho é dia de falar sobre o câncer de cabeça e pescoço e, mais do que isso, orientar as pessoas sobre a importância de identifica-lo precocemente para que seu tratamento tenha maiores chances de sucesso. "Em função do diagnóstico tardio, os tumores de cabeça e pescoço, por serem percebidos em fase avançada, apresentam altas taxas de mortalidade. Quando um tumor é diagnosticado precocemente, a chance de o paciente sobreviver à doença em cinco anos é de, aproximadamente, 90%. Mas, quando diagnosticado tardiamente, a taxa de sobrevivência cai para algo em torno de 30%, independentemente dos tratamentos realizados com intenção curativa", pontua Dr. Jaime Arrard, médico otorrinolaringologista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que os tumores de cabeça e pescoço são o nono tipo de câncer mais comum registrados. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, cerca de 30 mil novos casos são registrados anualmente. O Inca salienta que os casos incluem as áreas da cavidade oral, como boca e língua, e demais órgãos como laringe, faringe, saios paranasais, cavidade nasal e glândulas salivares.

"É importante que as pessoas fiquem atentas sobre os sinais e sintomas da doença. Os mais comuns são caroços ou nódulos no pescoço, feridas na boca com mais de 15 dias que não cicatrizam e rouquidão. Muitas vezes, são os profissionais de odontologia que percebem a ocorrência dessas lesões, mas, também é fundamental procurar um médico de sua confiança se perceber qualquer um desses sintomas", afirma Arrard.

Estilo de vida saudável e suporte para pacientes

A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves vem trabalhando de forma intensa junto à comunidade, há bastante tempo, sobre a importância de duas medidas fundamentais contra o câncer. A primeira é o diagnóstico precoce – as pessoas precisam ficar atentas aos sinais do corpo e agir rapidamente em busca de tratamento. A outra é adoção de estilos de vida saudáveis – que deixa o organismo mais forte para combater a doença e responder bem ao trabalho médico.

Há, ainda, uma terceira via: o suporte para os pacientes diagnosticados com a doença e seus familiares assegurado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. "Quando as pessoas se deparam com a doença e a necessidade de tratamento, encontram conosco todo o suporte: desde orientações para realização de exames e consecução de medicamentos até apoio psicológico para o paciente e seus familiares, além do assistencialismo para minimizar as dificuldades e o sofrimento enfrentados no momento em que as forças precisam estar direcionadas em vencer a doença", explica a presidente da entidade, Maria Lucia Gava Severa.

Quem busca orientações pode encontrar mais informações pelas redes sociais, telefone (54) 3451-4233 ou no site www.ligaccbg.com.br.

Julho Verde

A difusão de orientações sobre a doença, especialmente em julho, culminando com as ações temáticas no dia 27, é uma campanha incentivada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que busca durante todo o mês fazer a conscientização da população. Com forte apelo também nas redes sociais, a hashtag #JulhoVerde foi criada para que informações e notícias sobre prevenção e cuidado estejam veiculadas nos canais mais utilizados pelas pessoas. Além do contato pelas redes, a campanha também é difundida pelo modo "boca a boca", em alusão à própria boca, que é um dos alvos da doença, de forma que os cuidados e formas de prevenção sejam compartilhados pela população.