Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Deputado estadual Rodrigo Lorenzoni acolhe demandas e conhece a sede da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves

01/03/2024

Visita do parlamentar ao Centro Assistencial Andressa Zietolie ocorreu na manhã da quinta-feira (29) após convite da presidente da entidade Maria Lúcia Severa

 

O compromisso da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves de buscar soluções para questões voltadas aos frequentes atrasos no atendimento de pacientes com câncer e recursos que solidifiquem seu trabalho benemérito foi renovado nesta quinta-feira, dia 29. Em passagem pelo município, o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL) cumpriu agenda na sede da entidade e garantiu apoio aos projetos liderados pela instituição.

Após um convite entregue em mãos na Assembleia Legislativa pela presidente da Liga, Maria Lúcia Severa, o parlamentar visitou as instalações do Centro Assistencial Andressa Zietolie e acolheu as demandas repassadas pela entidade. Em pauta, foi solicitado apoio e interlocução junto à Secretaria da Saúde do RS, com o objetivo de construir alternativas que agilizar o tratamento especializado de pacientes com câncer em Bento Gonçalves – visto que, em média, a espera por esse tratamento tem demorado mais de 100 dias.

"Fiquei absolutamente encantado com o que eu vi aqui na Liga. A gente tem trabalhado bastante no apoio à área da saúde. Tenho visitado muitas instituições no estado do Rio Grande do Sul e com certeza o que vi aqui é algo diferenciado, que demonstra a seriedade, a credibilidade do trabalho, o envolvimento da direção, das voluntárias. A gente sabe que instituições dessa natureza dependem do somatório de esforços da sociedade civil organizada, dos cidadãos, da classe política. Por isso, estamos cada vez mais compromissados em seguir tentando dar nossa parcela de contribuição", afirmou Lorenzoni.

Uma das ideias do deputado foi conferir à Liga um status de entidade de relevante interesse social e sanitária perante o Governo do RS, o que flexibiliza, também, o repasse de recursos. "Temos a possibilidade, que pretendo encaminhar na Assembleia, de construir um projeto de lei que possa declarar a Liga como instituição de relevante interesse social e sanitário do estado do Rio Grande do Sul para que possamos ter essa credencial que, simbolicamente e administrativamente, com certeza tem muito a contribuir, principalmente na busca de recursos. Por meio do texto de uma lei estadual, cresce ainda mais a credibilidade e a importância da entidade", reforçou.

A Liga é referência no amparo à pacientes, na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer. Em Bento Gonçalves, a entidade realiza um trabalho que conta com o apoio voluntário para manter diversas frentes de atuação, especialmente na Casa de Apoio, que atende pacientes em passagem pela cidade para exames e tratamentos. "Ficamos imensamente felizes e honrados pela visita e pelo acolhimento das demandas por parte do deputado Rodrigo Lorenzoni. Certamente é mais um passo em direção ao nosso maior objetivo que é fazer com que todos tenham acesso ágil e efetivo ao tratamento e diagnóstico precoce do câncer e possam ser amparados da maneira que necessitam", destacou a presidente Maria Lúcia.

A sede da entidade fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, e atende pelo fone (54) 3451.4233. Sua localização é estratégica, no centro da cidade, ao lado do Hospital Tacchini – instituição de referência no tratamento oncológico na região.