Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Ações contra o tabagismo atingem mais de 50 mil pessoas em maio

02/06/2017

Um período intenso de trabalho, mas extremamente recompensador pelos resultados – o mês de maio na Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves foi assim. Mais de 50 mil pessoas foram sensibilizadas pelas ações da entidade ligadas ao Dia do Basta – chamamento local do Dia Mundial sem Tabaco, lembrado no último dia 31, mas com agenda de atividades desenvolvida durante as últimas semanas.

Uma das programações principais da mobilização da campanha, que chegou à nona edição neste ano, foi o encontro com os médicos pneumologistas José Miguel Chatkin, eleito futuro presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, e Luiz Carlos Correa da Silva, coordenador do programa de Controle do Tabagismo da Santa Casa de Porto Alegre. Em visita a Bento Gonçalves no dia 19, os especialistas evidenciaram, além dos malefícios do tabagismo, o desperdício de capital causado às famílias que têm fumantes em sua constituição. O tema foi utilizado pela Organização Mundial da Saúde neste ano como forma de mostrar que há outros motivos para largar o cigarro, além dos problemas causados à saúde. Segundo eles, essas famílias passam por três estágios de fuga de recursos – quando começam a comprar cigarro, quando precisam de um provável tratamento de saúde e quando começam a apresentar sinais de incapacidade para trabalhar.

A equipe da Liga ainda desempenhou ativa campanha de conscientização sobre os malefícios do cigarro por meio de palestras em empresas, espaços comunitários, como o da Paróquia Cristo Rei, instituições de ensino técnico e superior, como Ftec, UCS, CENEC e FSG, e escolas onde, além da distribuição de panfletos educativos, promoveu medição dos níveis de monóxido de carbono. Também foram ministradas palestras em escolas e empresas. Outra importante atividade foi a blitz que difundiu um estilo de vida mais saudável, realizada no dia 13 de maio em pontos de grande movimento na cidade, numa ação que contou com o auxílio do 6º BCOM. “A conscientização contra os malefícios do cigarro não pode parar. Só assim, alertando, dando apoio e ajudando as pessoas que fumam vamos conseguir fazer com que um maior número de fumantes abandonem esse prejudicial vício”, diz a presidente da entidade, Maria Lúcia Gava Severa.

Quem decide abandonar o tabagismo, fator de risco para cerca de 50 tipos de doença, muitas associadas a diversos tipos de câncer, encontra na Liga um centro de auxílio e também de conforto. Mesmo por decisão voluntária, nem sempre é fácil conviver com a decisão de viver sem cigarro. Por isso, o suporte multidisciplinar oferecido pela Liga, com grupos de apoio, atendimentos de nutricionista, enfermeira, educador físico e psicóloga, entre outros, torna-se um amparo importante na luta para o fumante buscar uma vida com hábitos mais saudáveis. Neste trabalho contra o cigarro, a Liga atua com foco em quatro pilares: conscientização sobre os malefícios do tabaco, corrigir o vício de fumar, evitar a iniciação e incentivar as políticas de combate ao tabagismo. Para mais informações sobre os serviços da Liga, ligue para o telefone (54) 3451.4233 ou escreva um e-mail para liga@ligaccbg.com.br.