Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Projeto de Lei que institui a Semana da Medicina do Estilo de Vida em Bento Gonçalves é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores

03/07/2025

Elaborada pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, proposta foi apresentada pela Mesa Diretora e institui a Semana da Medicina do Estilo de Vida no calendário oficial de eventos do município

 

Comprometida com a promoção da saúde e a prevenção de doenças por meio de práticas sustentáveis, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves comemora a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Medicina do Estilo de Vida no calendário oficial de eventos de Bento Gonçalves. A proposição, de coautoria da entidade, foi apresentada pela Mesa Diretora em sessão realizada na tarde de 30 de junho.

"Esse é um grande avanço para nossa cidade. Defendo que a saúde vai muito além do tratamento de doenças, precisamos investir na prevenção e no bem-estar da nossa população. A Semana Municipal da Medicina do Estilo de Vida vem justamente para isso: levar informações, promover debates e incentivar práticas saudáveis que podem transformar a vida das pessoas'', disse o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Anderson Zanella.

Para a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Gava Severa, esse é o primeiro passo de um processo importante. "Nossa missão é levar informação de qualidade e ferramentas práticas para que cada cidadão possa assumir o protagonismo de sua própria saúde. Esse projeto visa mobilizar instituições públicas, privadas e a sociedade civil em torno de ações educativas e preventivas, fortalecendo a consciência sobre o cuidado com a saúde", destacou.

O projeto conta com o apoio técnico do médico André Moschetta, geriatra especializado em Medicina do Estilo de Vida, que ressaltou a importância de políticas públicas voltadas ao fomento de hábitos saudáveis. "Investir em prevenção por meio da Medicina do Estilo de Vida é reduzir custos com tratamentos de doenças crônicas e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida da população", esclarece Moschetta.

A Medicina do Estilo de Vida, reconhecida por organizações internacionais, estrutura-se em seis pilares — nutrição equilibrada, atividade física regular, manejo do estresse, promoção do sono, conexão social e abandono de substâncias nocivas — que, segundo estudos, podem prevenir mais de 80% dos casos de doenças crônicas.

De acordo com o texto do Projeto de Lei, a Semana Municipal da Medicina do Estilo de Vida deverá ocorrer anualmente na segunda quinzena de maio, contemplando uma programação diversificada que incluirá palestras sobre alimentação equilibrada, oficinas de atividade física, grupos de apoio para manejo do estresse, campanhas de incentivo à qualidade do sono e ao fortalecimento de vínculos sociais, entre outras. Além disso, serão divulgados programas de saúde organizados por entidades locais, buscando estimular a participação ativa da comunidade em práticas sustentáveis de autocuidado e promoção do envelhecimento saudável.

Agora, o projeto será enviado ao prefeito para ser sancionado, tornando-se lei municipal. Com a vigência da lei, o poder público, incluindo a Câmara, entidades de saúde e parceiros poderão planejar as primeiras edições da semana, organizando eventos educativos, campanhas informativas e ações em escolas, UBS's e espaços públicos.