Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Solidariedade que há quatro décadas transforma vidas

06/03/2017

Entidade assistencial celebra, em março, 40 anos de atividades dedicadas ao bem-estar da comunidade

Quem passa pela casa de fachada cor de rosa onde funciona a sede administrativa da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves provavelmente desconhece a soma de esforços dedicados ao longo dos anos para permitir que, hoje, ela ocupe condição de referência em âmbito nacional pela qualidade do trabalho realizado. Em março, a entidade assistencial completa seu 40º aniversário de fundação - com um legado de incontáveis vidas que foram transformadas pelo poder da solidariedade e do voluntariado.

O começo, em 1977, foi com uma estrutura modesta, sempre em espaços cedidos graças às parcerias firmadas. À medida em os bento-gonçalvenses percebiam a seriedade do trabalho, crescia o apoio da comunidade à causa. Essa força ajudou a consolidar aquela que seria uma das principais marcas da Liga nestas quatro décadas: angariar aliados - cidadãos, empresas, poderes públicos - na missão de ajudar pacientes e familiares vitimados pelo câncer.

A Liga cresceu, mas nunca deixou de lado as motivações que guiam todas as suas ações: propiciar mais qualidade de vida e bem-estar a quem enfrenta um momento muito difícil, de superação, e também alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e da adoção de hábitos saudáveis. Ao longo de todo ano, inúmeras campanhas sobre os mais variados temas levam informações e orientações valiosas a diversos públicos, inclusive com palestras que podem ser solicitadas à instituição.

O destaque fica por conta do Outubro Rosa, mês símbolo da luta contra o câncer de mama, e o Novembro Azul, que reforça os cuidados com a saúde do homem. Em 2016, por exemplo, estas duas mobilizações conscientizaram mais de 80 mil pessoas.

Para chegar ao patamar atual com condições de aumentar constantemente a oferta de serviços e atendimentos, a Liga sempre batalhou para conquistar uma sede própria. Essa vitória veio, enfim, em junho de 2012, quando a entidade se estabeleceu no endereço atual, em uma região central e de fácil acesso. A estrutura é muito mais do que um ambiente administrativo e conta com espaço para atendimentos de enfermagem, consultas psicológicas, reuniões de grupos de apoio, auditório para eventos e muitas outras atividades.

No local, atua uma equipe preparada para acolher de forma carinhosa e profissional todos que por ali passam - o objetivo é, ao mesmo tempo em que se transmite um sentimento de conforto, resolver ao máximo as necessidades que chegam tanto pelos próprios enfermos como por membros de sua família.

“Nossa principal tarefa diária é conciliar essa recepção humana, carinhosa, com a necessidade de resolvermos os problemas específicos de cada um que nos procura. São pessoas que, muitas vezes, estão tomadas pelo desespero, pois não sabem como agir. O primeiro cuidado é mostrar que elas não estão sozinhas, estendendo o nosso abraço. A partir disso, temos que ouvir cada história, porque elas são únicas e precisam de abordagens igualmente especiais. Isso faz muita diferença nesse período em que é preciso reunir forças e ânimo para superar esse desafio”, afirma a presidente da Liga de Combate ao Câncer, Maria Lúcia Gava Severa.

Casa de Apoio: mais um sonho concretizado

O esforço demonstrado por todos que ajudaram a construir a história da Liga nestas quatro décadas é simbolizado pela constante evolução que a instituição protagoniza, sempre com os olhos voltados ao futuro. Um exemplo disso foi a inauguração, em dezembro de 2015, da tão sonhada Casa de Apoio. Instalada a poucos metros do hospital que é referência regional nos atendimentos em quimioterapia e radioterapia, a Casa oferece, gratuitamente, hospedagem e alimentação para os pacientes que se deslocam de outras cidades a Bento Gonçalves para realizar o tratamento.

A Casa de Apoio, que se tornou realidade, encanta a todos que utilizam sua estrutura. Com um ambiente aconchegante e que coloca à disposição dos hóspedes tudo que for necessário para uma estadia confortável, em uma edificação de três andares e com 14 leitos, ela acaba se tornando um verdadeiro lar, criando fortes laços de amizade entre as pessoas que convivem no local por algum tempo.

São iniciativas como essas que demonstram como a Liga de Combate ao Câncer, ao comemorar os seus 40 anos de fundação, celebra apenas o começo de uma bela trajetória, abrindo caminho para uma etapa de muito mais trabalho - mas também de enorme gratidão e orgulho por todos que já dedicaram seu tempo e seus recursos a esta causa. “Hoje, a Liga é fruto do que cada voluntário ou apoiador, dentro de suas disponibilidades, pôde nos oferecer. Tudo que fizemos até agora carrega a participação dessas pessoas que, de alguma forma se doaram. Muitos ainda seguem ao nosso lado e outros tantos deixaram um legado que nos motiva a seguir em frente. A todos, fica o nosso mais profundo agradecimento”, conclui a presidente Maria Lucia.

Conheça a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves!