Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Maria Lucia Severa renova mandato frente à Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves até 2024

07/05/2021

Presidente da entidade desde 2009, Maria Lucia projeta novos desafios na campanha de conscientização e prevenção e fortalecimento da rede de apoio às pacientes acometidas pela doença.

Com uma história intimamente ligada às mais de quatro décadas de atuação da entidade que conduz desde 2009, Maria Lucia Gava Severa renovou seu ciclo de voluntariado para seguir a frente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves por mais três anos. Conclamada à presidência da instituição até 15 de março de 2024, ao lado dos demais integrantes da diretoria (confira a lista abaixo), ela projeta um novo mandato repleto de conquistas – alicerçado em seu rico histórico com mais de 26 anos como voluntária e nas benfeitorias colecionadas ao longo dos 12 anos liderando as ações da entidade.

Durante a trajetória, Maria Lucia elevou a Liga de Combate ao Câncer ao patamar de referência no apoio de pacientes acometidos pela doença e encampou inúmeras campanhas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da anomalia. Dentre os principais triunfos, certamente está a idealização da sede própria – localizada na Rua Paraná, 31, no Centro da cidade. Posteriormente, a entidade também consolidou outra conquista: a Casa de Apoio que recebe pacientes em passagem pela cidade para exames e tratamentos. "Hoje, a Liga conta com um espaço que facilita a rotina e minimiza a necessidade de locomoção dos pacientes portadores de câncer que estão em tratamento de radioterapia ou quimioterapia. Isso se deu graças ao apoio de muitas empresas e profissionais que colaboraram e se envolveram na reforma e aquisição de toda mobília e eletrodomésticos. É nossa principal conquista", destaca.

A evolução da instituição é evidente da primeira gestão até o atual momento. Além da sede equipada com elevador e locais adaptados para atender cada proposta da Liga, outros avanços importantes foram surgindo ao longo dos anos. "Conquistamos um mamógrafo de última geração para o Hospital Tacchini, por meio de intermédio parlamentar, propomos a criação da lei anti-tabaco e constituímos campanhas de educação para prevenção e conscientização, mostrando a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de evitar fatores de risco", descreve.

Com vistas à continuidade do trabalho também nas futuras gerações, a juventude se tornou prioridade de público-alvo em contatos de aproximação. "Buscamos preparar os jovens nas escolas para, assim, embasarmos todo um processo de conscientização na comunidade e em empresas locais", complementa. Esse trabalho, inclusive, é fortalecido pela atuação da Liga Jovem, que estimula o engajamento por meio do voluntariado – aproximando a linguagem informativa do público mais jovem.

Reconhecimento nacional

Referência no incentivo à inserção de hábitos saudáveis na rotina das pessoas, a Liga faz parte do Colégio Brasileiro de Estilo de Vida Saudável – o que ajuda a embasar o reconhecimento conquistado em outras instâncias nacionais. Exemplo disso é a forte parceria com o Instituto Nacional do Câncer, permitindo que sociedades brasileiras conheçam e valorizem o trabalho realizado pela Liga. "Trouxemos, também, dois congressos internacionais à Bento Gonçalves sobre câncer de mama e reconstituição mamária. Participamos dos projetos da Sociedade Brasileira de Mastologia e estamos presentes em políticas públicas nacionais voltadas ao tema", reforça. A entidade foi, também, convidada a participar do encontro nacional do voluntariado, reunindo as Ligas de Combate ao Câncer de todo o Brasil, em 2018, oportunidade em que apresentou sua atuação como case especial.

Reinvenção de trabalho na pandemia

O impacto das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 é inevitável em todos os setores. No voluntariado não foi diferente. Os grupos de apoio formados dentro da Liga, importantes no escopo de ações para oferecer suporte aos pacientes, comumente realizavam visitas domiciliares e hospitalares – ainda impossibilitadas devido ao risco de contágio do coronavírus. Isso, entretanto, não desestimulou o trabalho da Liga – pelo contrário, houve reinvenção para continuar levando conhecimento às pessoas através de programações virtuais (como as do 'Outubro Rosa' e do 'Novembro Azul', em 2020).

"Os profissionais e voluntários parceiros sempre estiveram com a gente para que não deixássemos os pacientes desassistidos. Todos que caminham conosco, nos fortalecem. Por isso, estamos nos direcionando, também, para uma visão de gestão que alia razão e emoção. Isso nos faz sentir que, mesmo distantes, essas pessoas ainda permanecem próximas", considera.

Outro bom exemplo é a campanha 'Eu Cuido do que é Meu', criada para mobilizar os cidadãos diante da necessidade de adotar hábitos mais saudáveis e buscar o diagnóstico precoce das enfermidades – reforçando o compromisso com tudo o que nos cerca, que faz bem. Para além, também foi fortalecido o banco de perucas, com renovação de itens disponíveis às mulheres que passam pelo processo de perda de cabelo durante o tratamento da quimioterapia.

"Diante de tudo isso, o maior objetivo dessa nova gestão é dar andamento aos projetos da Liga, fortalecer a campanha de educação para prevenção e conscientização do diagnóstico precoce e ampliar ainda mais o apoio que oferecemos aos pacientes – além de engajar novos voluntários, para que entendam o bem que isso faz tanto para os outros quanto para si", enfatiza.

É possível acompanhar o trabalho da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves pelas redes sociais, telefone (54) 3451-4233 ou no site www.ligaccbg.com.br

Diretoria da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves – Gestão 2021/2024:

Presidente: Maria Lucia Gava Severa

1ª Vice-presidente: Ladi Sbrissa Donadel

2 ª Vice-presidente: Valéria Farina

Secretária: Viviane Bernardini

1ª Tesoureira: Marilene Bertan

2ª Tesoureira: Fátima Regina Paese Tomasin

Diretora do Dep. De Saúde e Assistência: Maria Paese Brandeli e Renata Zietolie

Diretora do Dep. De Artesanato: Leonor Giordani Breda e Ernilde Ana Santarosa

Departamento da Liga Jovem: Carla De Mari