Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Voluntárias levam solidariedade para quem está em tratamento na Oncologia

13/07/2017

Centro médico é referência no tratamento da doença e recebe pessoas de diversas cidades da região

 

Levar uma palavra de apoio para quem está lutando em um tratamento contra o câncer – essa tem sido a rotina de voluntárias da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves com pacientes do setor de Oncologia do hospital de referência no município. O trabalho é desenvolvido exclusivamente por voluntárias que atuam ativamente em todos os projetos e são as responsáveis pelo sucesso e resultados atingidos pela entidade em seus 40 anos de atuação. As visitas são realizadas diariamente, com entrega de material informativo, tanto para os pacientes e familiares da cidade, quanto para quem vem de outros municípios da região. Acompanhadas pelo toque da solidariedade, essas visitas são oportunidades muito ricas para o repasse de orientações e, também, apresentação do trabalho assistencial oferecido pela Liga de Combate ao Câncer – um importante aliado no desafio de vencer a doença.

Com o objetivo de conciliar um atendimento humano à capacidade de resolução de problemas, as voluntárias aproveitam o momento de contato com os pacientes e seus acompanhantes para conversar, esclarecer e informar sobre a forma como a entidade pode auxiliar. "Nossa principal tarefa diária é conciliar essa recepção humana, carinhosa, com a necessidade de resolvermos os problemas específicos de cada um que nos procura. Somos, sim, muito eficientes nas questões de ordem prática, resolvendo burocracias e facilitando encaminhamentos. Mas a atenção e o zelo que as voluntárias dedicam aos pacientes e seus familiares é um tratamento especial extremamente valioso ", diz a presidente Maria Lúcia Gava Severa.

 

Suporte completo

 

Os serviços do Instituto do Câncer do hospital do município são utilizados por pacientes de toda a região – que, muitas vezes, precisam enfrentar desgastantes rotinas de viagens para receber o tratamento. Nesses casos, a Liga oferece o suporte da Casa de Apoio. Inaugurada em 2015, foi criada com o objetivo de facilitar a rotina e minimizar a necessidade de locomoção e viagens dos pacientes com câncer que estão em tratamento de radioterapia ou quimioterapia. Para que as pessoas tenham acesso a esta e outras alternativas, que visam melhorar sua qualidade de vida, as voluntárias explicam como cada serviço oferecido pela Liga funciona durante as visitas, além é claro, de animar e confortar os que precisam, compartilhando experiências.