Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.
15/09/2023
Palestras informativas em empresas devem ocorrer gratuitamente ao longo de todo o mês
O cuidado com a saúde precisa fazer parte da rotina de todas as mulheres – afinal, é essa prática diária que permite identificar, diagnosticar e tratar doenças como o câncer, cujos taxas de cura estão diretamente ligadas ao fator precocidade. Essa força-tarefa pela conscientização acerca do autocuidado ganha eco no Outubro Rosa, quando o mundo todo coloca em pauta contundentes alertas para o combate ao câncer de mama. E pudera. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer maligno mais incidente (atrás apenas do de pele). Junto com o de colo de útero, é o que mais mata mulheres no país.
"Temos o desafio de alertar as mulheres para que cuidem de si mesmas, mantendo um estilo de vida saudável, realizando os exames periódicos em dia e, especialmente, consigam vencer o estigma que ainda acompanha a palavra câncer. É verdade que quem procura, acha. Mas quem acha, trata e pode curar a doença com muito mais chance de sucesso, prolongando sua vida com qualidade", comenta a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lucia Severa.
Para o mês de outubro, a entidade está organizando um vigoroso circuito de palestras educativas por várias empresas e instituições locais, ministradas por especialistas e voluntários municiados de informações e orientações sobre a doença, diagnóstico e tratamento precoces, bem como sobre hábitos sugeridos para a adoção de um estilo de vida saudável, necessário para evitar o aparecimento de doenças ou, ainda, deixar o organismo em melhores condições de enfrenta-las. Gratuitas, as palestras podem ser agendadas diretamente na Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, com realização in loco (mediante disponibilidade de agenda, sob consulta). "O Outubro Rosa é, claro, um lembrete importante para as mulheres praticarem o autocuidado. Mas também para toda a sociedade, afinal todos temos em nosso convívio mulheres queridas e especiais, que queremos ver bem – e com as quais podemos compartilhar esse alerta como gesto de amor", diz.
Informações sobre as ações do Outubro Rosa podem ser obtidas pelo fone da Liga: 54 3451 4233.