Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves incentiva diversão com responsabilidade no carnaval

19/01/2023

Campanha orienta comunidade para o autocuidado em relação ao consumo de álcool, tabagismo, exposição solar e doenças sexualmente transmissíveis.

O bloco liderado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves no carnaval deste ano será o da diversão com responsabilidade. Para que os foliões possam curtir um dos períodos mais festivos do ano de forma segura e responsável, a entidade potencializa seu movimento de conscientização coletiva sobre a adoção de estilos de vida mais saudáveis e orienta para alguns cuidados essenciais – especialmente sobre o consumo de álcool e tabaco, exposição solar e relações sexuais com a devida proteção.

"O trabalho orientativo realizado pela Liga nesta época do ano se dá no sentido de incentivar as pessoas para que mantenham a saúde em dia, como forma de evitar doenças e deixar o corpo melhor preparado para enfrenta-las, caso elas surjam. Embora seja um período específico do ano, não podemos esquecer que a adoção de estilos de vida mais saudáveis deve ser permanente", reforça a presidente da entidade, Maria Lúcia Severa.

Para ampliar o alcance da campanha, a Liga confeccionou materiais impressos para distribuição e intensificará as orientações em seus canais digitais. O conteúdo informativo traz um check-list que pode ser seguido e reforçado durante o carnaval. São diretrizes que tratam sobre: dizer não à violência; evitar refrigerantes e optar por suco de frutas, água de coco e água pura; minimizar a poluição sonora, ouvindo músicas em tom baixo ou moderado; não usar drogas e não aceitar bebidas ou alimentos de pessoas desconhecidas; não dirigir se estiver alcoolizado; refutar o preconceito e tratar a todos com respeito; usar chapéu, roupas leves e protetor solar para não dar chance ao câncer de pele; lavar frequentemente as mãos para evitar doenças contagiosas; não jogar latas, garrafas e copos na rua, para não criar focos de larvas do mosquito da dengue; e cuidado com a alimentação, preferindo verduras, frutas, legumes e carnes leves, sem gordura e grelhadas.

Além disso, a entidade enfatiza a prevenção contra a AIDS e outras DST's (doenças sexualmente transmissíveis) – especialmente o HPV (papiloma vírus humano). A doença é altamente contagiosa, podendo ser transmitida com uma única relação sexual desprotegida. O vírus afeta as áreas genitais de ambos os sexos, podendo causar verrugas genitais e os cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus. A vacinação contra o HPV é uma maneira segura de prevenção, mas o preservativo deve ser usado sempre, mesmo se a pessoa já estiver vacinada. Além disso, é preciso realizar exames periódicos, pois as lesões que precedem o câncer de colo de útero podem ser detectadas por meio do exame Papanicolau feito pelo ginecologista. Por isso, a consulta regular com o médico é indispensável.

"Precisamos valorizar nosso bem mais precioso, que é o nosso corpo. Por isso, a Liga não mede esforços para conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre a importância do autocuidado. A prevenção sempre será o melhor remédio", destaca Maria Lúcia.

Quem desejar mais informações pode visitar a sede unificada da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, na Rua Ramiro Barcelos, número 580, ou entrar em contato pelo telefone (54) 3451.4233. Outras orientações podem ser acompanhadas nas redes sociais da Liga (facebook.com/ligaccbg ou @ligaccbento no Instagram).