Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Liga de Combate ao Câncer integra voluntárias em planejamento de ações para 2017

23/02/2017

Elas representam aquilo que de melhor a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves tem a oferecer à comunidade: dedicação incondicional para ajudar o próximo. Engajadas no desafio diário de levar mais bem-estar e qualidade de vida a quem sofre com uma das doenças mais agressivas da atualidade, cerca de 40 voluntárias que atuam na entidade estiveram reunidas para um dia de integração e atualização de conhecimentos na manhã de quarta-feira (22).

A programação reuniu as colaboradoras no hotel Villa Michelon e iniciou com o agradecimento da presidente Maria Lucia Gava Severa à cada uma das colegas pelo altruísmo diariamente renovado. “Que alegria é, para a Liga de Combate ao Câncer, tê-las como voluntárias. Temos um grupo sobremaneira especial aqui reunido – pessoas de muito valor, que a cada dia nos ensinam com vigor e disposição como é possível fazer o bem. Tenho imenso orgulho de caminhar com vocês e, certamente, também a comunidade de encontrá-las na condução das atividades da entidade”, disse.

Depois de uma dinâmica de integração, elas assistiram à revisão de todas as nuances do trabalho assistencial oferecido pela Liga – fundamental para que elas tenham condições de prestar o auxílio mais indicado a quem procura amparo. Hoje, a entidade tem mais de 730 pacientes cadastrados, para os quais oferece medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento, apoio psicológico, nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas; banco de perucas, acessórios (bengalas, muletas, andadores, cadeiras de banho, cadeiras de rodas, colchões); suplementos alimentares e cestas básicas; doação de roupas e brinquedos, entre outros.

Outro suporte valioso é oferecido desde 2015 pela Casa de Acolhimento, ponto de apoio com infraestrutura necessária para atender pacientes e acompanhantes que estejam na cidade para tratamento. Com 14 leitos distribuídos em três andares, possui ainda três banheiros, uma sala de jogos e leitura, rouparia, área de serviço, sala estar-jantar, escritório, recepção, copa, terraço e jardim. A casa atende pessoas de 22 municípios da região.

Calendário de eventos

Durante o encontro, as voluntárias também conheceram o cronograma de ações preparadas para 2017 – com projetos temáticos de prevenção, sensibilização e conscientização sobre os cuidados com a saúde – expressos pela campanha ‘Eu Cuido do que é Meu’, criada para mobilizar os cidadãos diante da necessidade de adotar hábitos mais saudáveis e buscar o diagnóstico precoce das enfermidades. Em 2016, as ações atingiram 180 mil pessoas – três vezes mais que o número registrado no ano anterior.

Outro destaque foi a apresentação da agenda de eventos que tem na comenda Eles na Cozinha seu ponto mais expressivo. O jantar está confirmado para o mês de agosto e promete ser ainda mais especial em 2017 – quando a Liga de Combate ao Câncer completa seus 40 anos de fundação. “Queremos compartilhar com a comunidade esse momento especial de celebração e, sobretudo, retribuir todo o carinho que Bento Gonçalves sempre demonstrou para com a entidade, certamente fruto do trabalho sério, comprometido e transparente que edificamos dia após dia. Essa acolhida é, sem dúvida, a motivação principal para que todas nós, voluntárias, estejamos sempre dispostas a fazer o melhor para quem procura os serviços da Liga. Será um ano muito rico em significados”, adianta a presidente Maria Lucia Gava Severa.

A ação teve o apoio do Hotel Villa Michelon, da empresa Santo Antônio e do restaurante Mamma Gema.