Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.

Abertas inscrições - Programa de Reinserção no mercado de trabalho

23/04/2018

Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves inicia inscrições para grupo de Reinserção ao Mercado de Trabalho e Orientação Vocacional.

Entidade apresenta programa profissionalizante para quem precisou deixar a profissão de lado para cuidar da saúde e, agora, está em busca de uma vaga de emprego. Ação também é aberta à comunidade em geral.

Pelo quarto ano consecutivo a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, inicia o projeto de Reinserção ao Mercado de Trabalho como entidade beneficente de Assistência Social. O diagnóstico da ocorrência do câncer impacta de inúmeras formas a vida do paciente - que tem sua rotina alterada em função dos sintomas da doença e do tratamento em busca do reestabelecimento da saúde. Nessa batalha prioritária, que envolve também os membros da família, outras atividades acabam relegadas ao segundo plano.

O exercício profissional é uma delas. Frequentemente a pessoa precisa abdicar de seu trabalho enquanto luta pela recuperação. O mesmo ocorre com os entes próximos, envolvidos com o suporte e apoio no tratamento. Quem vence a doença depara-se, depois, com outro desafio: recolocar-se no mercado, retomando suas atividades e, principalmente, a geração de renda.

Para auxiliar aqueles que estão nessa situação, a Liga inicia o projeto assistencial em maio: serão encontros profissionalizantes para recolocação no mercado de trabalho e orientação vocacional. Nessa ação, profissionais especializados compartilham seus conhecimentos, contribuindo com a preparação de quem deseja conquistar uma vaga de emprego. Daniela Faccin, psicóloga especialista em recrutamento e seleção e Jéssica de Souza Carrer graduada em Gestão de Recursos Humanos serão as coordenadoras e responsáveis pela execução dos encontros. O programa inicia dia 08 de maio, às 14h, na sede da Liga. Ao todo, serão dez encontros, realizados semanalmente. A ação é direcionada a pacientes e seus familiares e aberta à comunidade em geral.

“Queremos ajudar as pessoas que passaram pela doença a retomar a normalidade de suas vidas. Voltar a trabalhar em uma empresa ou encontrar uma ocupação autônoma é, sem dúvida, uma das formas mais importantes para resgatar a motivação e a autoestima, além de oferecer a oportunidade de contribuir com a geração de renda para a família. Essa é uma importante ação de reinserção social que temos o orgulho de compartilhar com a comunidade”, diz a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severa. No ano passado, os participantes conseguiram uma recolocação profissional e também tivemos aqueles que trabalham em casa fazendo seu trabalho autônomo. É o caso da Sra. Izete, que foi agraciada com a doação de uma máquina de costuras e hoje pode produzir peças para revender.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de abril, diretamente na sede da entidade. Para participar é preciso documento com foto e ter idade acima dos 16 anos. O projeto é aberto tanto àqueles que buscam o primeiro emprego ou a recolocação profissional.

Para mais informações entre em contato: (54) 3451 4233 ou secretaria@ligaccbg.com.br.