Leia a íntegra desta notícia no site da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, entidade sem fins lucrativos cuja missão é ajudar e apoiar pessoas com a câncer e auxiliar a comunidade no combate e na prevenção da doença.
28/09/2023
Programação teve espaço para troca de vivências e atualização técnica com especialista
Inspirando pelo exemplo e contribuindo ativamente para o fortalecimento da rede de voluntariado, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves sediou um encontro regional de entidades e representantes da área da saúde de diversos municípios da microrregião no dia 27 de setembro. Cerca de 40 convidados acompanharam as atividades, realizadas no Centro Assistencial Andressa Zietolie.
A abertura dos trabalhos teve relato sobre a atuação da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves ao longo de seus 46 anos de fundação, relembrando desafios e conquistas acumulados no período. "Mal tínhamos mesas ou cadeiras para atender os pacientes, a estrutura era muito deficitária – condição que, infelizmente, é bastante comum no voluntariado. Mesmo diante das dificuldades, mantivemos nosso projeto e, passo a passo, fomos transformando ele em realidade, contando com o trabalho de nossa rede de voluntários, com o apoio da comunidade e o carinho de muitos amigos engajados na causa", relembrou a presidente Maria Lucia Gava Severa. Os convidados puderam conhecer a sede da entidade em uma visita guiada, entendendo seu funcionamento administrativo e, também, o serviço de acolhida, disponibilizado a pacientes e familiares em tratamento contra o câncer.
A troca de experiências seguiu com o compartilhamento de desafios comuns, enfrentados tanto pelas Ligas de Combate ao Câncer das localidades como pelas secretarias de saúde dos municípios – em especial no que diz respeito à demora para o início do tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença, deficiência que se agravou por conta do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) na condução desses processos. "Não podemos e não vamos aceitar essa situação, afinal, estamos lidando com as vidas de pessoas que merecerem e têm o direito de usufruir adequadamente do tratamento", comentou Maria Lucia, que vem participando de uma série de discussões com o Governo do Estado acerca do problema.
Atualização de informações e bem-estar
Diretamente em contato com pacientes e familiares, os participantes que estiveram no encontro são, sobretudo, disseminadores de informação e conhecimento. Portanto, é fundamental que estejam municiados com dados relevantes e orientações adequadas para estimular a busca por uma vida com mais qualidade. Esse foi um dos objetivos do bate-papo com o clínico geral e geriatra Dr. André Moschetta. O especialista encantou os convidados com uma apresentação sobre estilos de vida saudável e prevenção de doenças. Certificado em Medicina do Estilo de Vida, Moschetta trouxe dados sobre a importância da prática de atividades físicas, da alimentação adequada, do controle do estresse e da qualidade do sono. "Todos esses fatores estão relacionados à saúde do organismo, ou seja, prevenir os cânceres é cuidar da vida como um todo", alertou.
O encontro teve o patrocínio do Sicredi (que colaborou com o café da manhã e apresentou seus programas de incentivo a ações sociais); da Churrascaria Ipiranga (para o almoço) e da Giordani Turismo (que ofertou aos participantes um passeio turístico a bordo da 'Maria Fumaça'.